quarta-feira, dezembro 10, 2008

and the winner is...

Fim de ano + blog de música = ?????

Claro, liiiiiiiiiistas!!!!
Hahahaha!
E como nos dois últimos anos, aqui vai uma lisitnha PESSOAL dos 15 melhores discos de 2008. (No próximo post eu falo as minhas 15 músicas favoritas desse ano)

Mas antes disso, queria fazer uma menção honrosa a alguns outros discos que ficaram de fora (sem motivo específico) mas que mesmo assim fizeram de 2008 um bom ano pro rock, na minha opinião. São eles:

belle and sebastian - the bbc sessions
bloc party - intimacy
death cab - narrow stairs
foals - antidotes
the mars volta - the bedlam in goliath
primal scream - beautiful future
snow patrol - a hundred million suns
the zutons - you can do anything
travis - ode to j. smith


Enfim, vamos ao meu Top15 de discos de 2008:


15 - Kaiser Chiefs - Off With Their Heads

Image Hosted by ImageShack.us

O terceiro álbum dos Chiefs requer um pouco de paciência pra "digerir". A primeira audição soa como "mais do mesmo". Mas aos poucos se percebe algumas particularidades e evoluções sobre os discos anteriores. Destaque para o ótimo primeiro single "Never miss a beat" e para "Always happens like that", que conta com um fofo backing vocal da Lily Allen.


14 - Kings of Leon - Only by the Night

Image Hosted by ImageShack.us

Teve muito fã que torceu o nariz pra esse novo trabalho do KOL. As alegações são as de sempre: mudança de foco musical, rendição ao mainstream, blá blá blá. Eu, que nunca gostei muito dos álbuns country-garage-rock da banda, achei Only by the night um ótimo disco, que tem desde a excelente faixa de abertura, "Closer", passando pela sexy "Sex on fire" e pela descompromissada "I want you" um clima bem intimista e mais calmo que os 3 primeiros discos do quarteto norte-americano.

13 - The Kooks - Konk

Image Hosted by ImageShack.us

Depois do excelente debut com Inside in/Inside out, os Kooks lançaram Konk em 2008 e continuaram como uma das boas novas bandas inglesas. A fórmula é bem simples, indierock com refrões grudentos e um ótimo guitarrista que consegue fazer riffs simples mas muito eficientes. Vide a tranquila "Gap" e a "profunda" "Sway".

12 - The Subways - All or Nothing

Image Hosted by ImageShack.us

Outra boa banda que conseguiu não só manter o bom ritmo do disco de estréia mas, na minha opinião, conseguiu superá-lo. Um álbum energético, com todos os instrumentos "marcando presença" e ótimas melodias. Escutem "I won't let you down" e "Shake!Shake!" num volume beeeem alto e descubram do que eu estou falando!

11 - MGMT - Oracular Spectacular

Image Hosted by ImageShack.us

Uma das bandas mais hypadas do mundo em 2008, o MGMT (ou Management) assegurou seu lugar em várias listinhas de fim de ano graças a um álbum que, embora não seja consistente do começo ao fim, se salva muito bem com meia dúzia de ótimas canções pop. Se você passou o ano sem escutar "Time to pretend", "Kids" e "Electric Feel", reveja suas prioridades pra 2009, ok? Hahaha.

10 - Blind Melon - For my friends

Image Hosted by ImageShack.us

Uma das minhas boas "descobertas" em 2008, o Blind Melon lançou um disco de inéditas depois de 15 anos no ócio. For my friends mistura hard rock e grunge com as já costumeiras influências hippies que a banda tem desde o começo da década passada. "Wishing well" tem um dos melhores refrões feitos no rock ultimamente.

09 - Low Vs. Diamond - Low Vs. Diamond

Image Hosted by ImageShack.us

Uma banda que eu praticamente não ouvi falar por aí em 2008 mas que lançou um puta de um debut homônimo que ficou no meu mp3player por muuuuuitos meses. Low Vs. Diamond é indierock americano de altíssima qualidade e canções emocionantes como "Heart attack", "Cinema tonight" e "Wasted".

08 - Coldplay - Viva la Vida...or Death And All His Friends

Image Hosted by ImageShack.us

Um disco que dividiu muitas opiniões, né?! Eu particularmente gostei muito desse novo rumo que a banda tomou, consequência de seu envolvimento com o lendário produtor Brian Eno. Canções grandiosas e inspiradas como "Lost", Violet Hill" e "Viva la vida"(desconsiderando a acusação de plágio, haha) fizeram do quarto disco do Coldplay um dos bons lançamentos do ano, apesar de eu ainda preferir a época do Parachutes.

07 - The Fratellis - Here We Stand

Image Hosted by ImageShack.us

À exemplo do The Subways, o The Fratellis também foi outra banda cujo segundo disco ficou bem melhor que o primeiro. Here we stand traz o trio escocês inspiradíssimo e fazendo uma ótima mistura de garage+indierock. "My friend John" abre o disco de forma arrebatadora! E o ritmo (e o volume alto) continuam até o encerramento com a bela "Milk and money". Dá-lhe Fratellis na sétima posição! \o/

06 - Portishead - Third

Image Hosted by ImageShack.us

Depois de um hiato de 11 anos sem disco de inéditas, a lendária (???) banda inglesa voltou em 2008 com seu terceiro disco, chamado...Third. E como se percebe ao escutar o álbum, a falta de criatividade ficou só no título do novo trabalho. Com uma nova carga de experimentação, inspiração e sons não-convencionais, o trio que ajudou a moldar o trip-hop colheu ótimos reviews durante o ano e teve a honra (haha) de ter Thom Yorke e Johnny Greenwood (Radiohead) fazendo um ótimo cover da belíssima "The rip", quarta faixa de Third.

05 - Sigur Rós - Med Sud í Eyrum Vid Spilum Endalaust

Image Hosted by ImageShack.us

Quem pronunciar o título desse disco ganha... um "Parabéns!!!!". A tradução é "Tocamos Para Sempre Com Um Zumbido Nos Ouvidos". Pra quem não conhece, o Sigur Rós é uma banda islandesa (sim, sim. Igual a Bjork. ¬¬) de post-rock e tem um som muito próprio. Os caras fazem uma fantástica junção de instrumentos de música clássica, melodias vocais fantásticas e uma atmosfera sonora poucas vezes vista, ou escutada, no caso. Por esses e outros motivos, o Sigur Rós ganhou a quinta posição da minha modesta listinha.

04 - The Kills - Midnight Boom

Image Hosted by ImageShack.us

Midnight Boom já entraria nesse Top só por ter a dançante "Cheap and cheerful" e a excelentefodapracaralho "Tape song". Mas ainda de lambuja (haha) você leva "U.R.A. Fever", "Last day of magic" e "Black baloon". Ótimo terceiro disco desse duo britânico/norte-americano de garage-rock! Escuta logo, *@#$%¨#@!

03 - The Raconteurs - Consolers of the Lonely

Image Hosted by ImageShack.us

Outra banda pra quebrar a "maldição" do segundo disco. Se bem que o desafio fica fácil quando se tem Jack White envolvido, né?! E ainda acrescente o nome de Brendan Benson e você tem uma das mais criativas dupla de roqueiros da atualidade. A dupla dita o ritmo da banda durante todo o disco, alternando vocais e solos de guitarras. O resultado é um álbum que contem pequenas preciosidades como "Old enough", "Top yourself", "Many shades of black" e a fantástica "Carolina drama".

02 - The Killers - Day & Age

Image Hosted by ImageShack.us

Depois daquele texto gigantesco que eu escrevi sobre o Day & Age fica difícil eu ainda falar mais alguma coisa. 2008 foi o ano em que o The Killers voltou a ser uma das minhas bandas favoritas. E eu só preciso escutar "Losing touch", "Spaceman" e "Goodnight, travel well" pra me certificar disso.

01 - Oasis - Dig Out Your Soul

Image Hosted by ImageShack.us

Ta-daaaaah!!! Alguém teve dúvidas de qual disco ocuparia o topo desse top15???? Se sim, esse alguém não me conhece ou não visitou este blog frequentemente (o que é bem possível). Enfim, os Gallaghers finalmente vieram com outro disco praticamente unânime ENTRE OS FÃS, com músicas, riffs e melodias incontestáveis e uma carga roqueira de dar inveja a muita bandinha nova por aí. 2008 com certeza não seria o mesmo pra mim sem Dig Out Your Soul. Destaques do disco? Tente ele inteiro, quem sabe.

cheersss...