sexta-feira, dezembro 19, 2008

and the winner is...[2]

fériasfériasfériasfériasfériasfériasfériasférias!

Aleluia, irmão!

Agora, só em março!

\o/

Enfim, tava faltando a listinha das melhores músicas de 2008, certo?
Meu critério foi o seguinte: escolhi somente uma música por banda/artista. Foi um modo de evitar que o Oasis tivesse 11 músicas (vulgo "Dig Out Your Soul inteiro!") dentre as 15 escolhidas. Hahahaha!

E notei uma curiosidade interessante: pouco mais de um terço das músicas escolhidas são de bandas que não tiveram seus cds entre os meus preferidos, mas certas músicas isoladas se destacaram, independente do trabalho inteiro.

Anyway, vamos ao meu Top15 de músicas de 2008:

15 - Metallica - The day that never comes

Demorou mas finalmente saiu o "disco-retorno" do Metallica. E não, o St. Anger não conta. Death Magnetic é a volta às origens que consagrou a banda nos anos 80 e começo dos 90. A música dispensa comentários, né? Os headbangers agradecem...

YouTube


14 - Black Kids - I'm not gonna teach your boyfriend how to dance

Como disse a Luisa da MTV, "...a música com o maior nome de 2008!". E diria mais, é a música com um dos refrões mais "chiclete" do ano. Tente ficar parado enquanto o vocalista esquisito canta "I'm not gonna teach him how to dance! Dance! Dance!"

YouTube


13 - Portishead - The rip

Beth Gibbons divaga sobre a vida e cavalos brancos selvagens enquanto Adrian Utley dedilha acordes tímidos e simples...na metade a música se encorpa com um crescendo de teclados e bateria, transformando-a numa linda viagem, como de praxe nas músicas do Portishead.

YouTube


12 - Bloc Party - Talons

Uma das músicas que a banda "tocou" no VMB 2008. "Talons" incorpora os dois lados que a banda apresentou até hoje, o lado roqueiro com guitarras em evidência nos refrões e o lado eletrônico, presente em praticamente toda a música. Só não entendi como essa música foi lançada como um single separada e não consta no terceiro e último disco da banda, Intimacy.

YouTube


11 - Death Cab for Cutie - Cath...

Toda as qualidades que fizeram do Death Cab uma das bandas que eu gosto bastante estão reunidas nessa música. Ótima sincronia entre os criativos riffs de guitarras, piano essencial no fundo e a voz de Ben Gibbard nos contantos sobre as várias incertezas de Cath no dia de seu casamento.

YouTube


10 - Gabriella Cilmi - Sweet about me

Apesar do álbum dela ser horrível, "Sweet about me" é tão boa que me fez esquecer que existe Amy "ainda me mato" Winehouse. A música tem ótimas linhas de baixo e uma "levada" com pequenos toques de reggae. Tudo isso acompanhado pela excelente voz de Gabriella Cilmi. Aaaaaah Gabi (hihi)...(suspiros)

YouTube


09 - Forgotten Boys - News from God

Outra ótima música isolada em um disco um tanto quanto inconsistente. Uma pena, já que a expectativa pro sucessor do antológico (haha) Stand by the D.A.N.C.E era enorme! Mas "News from God" se salva, e com louvor (louvor, sacaram??). A evidente influência stoniana nos riffs de guitarra de Chuck e Gustavo deram aos garotos esquecidos o nono lugar dessa lista.

YouTube


08 - The Ting Tings - That's not my name

Peguem a primeira frase do comentário sobre a música anterior e a parte do comentário da música do Black Kids sobre ter uma refrão "grudento" e ser ótima pra dançar e pronto! "They call me Hell/They call me Stacey/They call me Her/They call me Jane/That's not my name/That's not my name/That's not my name/That's not my name!"

YouTube


07 - The Killers - Spaceman

Alguma música do segundo melhor disco de 2008 tinha que aparecer, né? Um dos melhores refrões do ano colocaram "Spaceman" aqui. E eu já falei demais dessa música num post aí pra trás. Bjomeliga

YouTube


06 - Blind Melon - Wishing well

Por algum motivo eu tenho menos coisa pra falar das músicas melhores "rankeadas" na lista do que nas anteriores. Deve ser porque elas falam por si só, né? (Hahaha que comentário podre!). "Whooooooa/It's time to help you/Get you back on your feet/And on your way/If the tables were turned around/I know you'd be there for me/It all works out".

YouTube


05 - MGMT - Time to pretend

Psicodelia, sintetizadores, teclados, ótimos vocais e uma das letras mais vibrantes e realistas do pop em 2008. Não tinha como essa música não fazer sucesso e elevar um hype monstruoso em cima do MGMT. E Pink Floyd, Hendrix e outros artistas psicodélicos ficariam orgulhosos do vídeo que a música recebeu, haha.

YouTube


04 - The Fratellis - My friend John

Eu fiquei um bom tempo pensando no que eu ia escrever sobre essa música que tem um dos riffs mais marcantes do ano...é, isso foi tudo que eu consegui pensar (a fome do almoço tá afetando o raciocínio). Assistam ao vídeo e tirem suas conclusões, ok? =D

YouTube


03 - The Kills - Tape song

Essa é provavelmente a música que eu mais escutei nos últimos dois meses (sim, sem levar em consideração as do cd do Oasis, haha). Uma simples linha de baixo com bateria conduzem os tímidos versos da música até um refrão um tanto quanto raivoso, com guitarras distorcidas remetendo ao bom e velho rock de garagem. Excelente faixa!

YouTube


02 - The Raconteurs - Carolina drama

A melhor faixa de encerramento de um disco de 2008 (que específico, né?). Jack White encarna um Dylan atual e constrói uma narração épica sobre um garoto chamado Billy e os conflitos envolvendo sua família, principalmente com o namorado de sua mãe. A obra-prima de White começa tímida, com um violão, uma slide-guitar de Brendan Benson e com a voz de Jack nos dizendo que não há muito sentido na estória mas ele irá contá-la de todo jeito. Nos dois minutos finais, a canção ganha arranjos de cordas e medonhos "lá-lá-lá" num crescendo até o desfeixo final da saga de White, que termina como começou: lenta, conduzida por um calmo violão e com o líder da banda nos dizendo que o final de seu conto é incerto e que sua narração foi apenas uma outra versão da estória. Jack "Genius" White, ladies and gentlemen.

YouTube

(Se possível, baixem a música. Essa apresentação ao vivo não demonstra toda a intensidade que a faixa de estúdio possui...)

01 - Oasis - To be where there's life

Foi difícil escolher a melhor faixa de Dig Out Your Soul. Poderia muito bem ser "Bag it up", "Waiting for the rapture" ou "The shock of the lightning". Mas resolvi escolher essa inusitada faixa composta pelo guitarrista da banda, Gem Archer. Inusitada pelo fato dela não conter guitarras e ter um certo "clima" indiano e psicodélico. Em destaque, uma linha de baixo poderosa conduzindo Liam numa excelente performance vocal, apoiada, é claro, pelos backing vocals do Noel. Enfim, eu falando bem de Oasis é "chover no molhado" ou "São Paulo sendo campeão brasileiro", certo?

YouTube

(O vídeo é da versão tocada nos shows da turnê, com guitarras e tempos um pouco diferentes da versão de estúdio. Então, vale o mesmo conselho pra música do The Raconteurs, belê?)


cheersss...