*É...Thom Yorke e sua trupe, conhecidos como Radiohead, são a bola da vez de 11 em 10 blogs e colunas e sites e revistas que falam de música. Os ingleses inovaram no formato de distribuição de sua nova bolacha (pra quem estava em coma desde o começo do mês: vc escolhia o preço a pagar, incluindo 0,00 libras, e te mandavam um link pra download direto do site da banda) e ainda disponibilizarão um super pacotão para os fãs que estejam dispostos a pagarem cerca de 150 reais pra terem material extra e outras frescuras sobre o novo álbum "In Rainbows", o primeiro desde 2003, quando lançaram o excelente "Hail to the thief".
*O Radiohead, de alguns poucos meses pra cá virou minha segunda banda preferida. Por curiosidade em saber mais sobre os caras, em maio deste ano baixei toda a discografia da banda e desde lá foram computadas no meu Lastfm quase 600 execuções. Falando em Lastfm, pra quem conhece, a lista da última semana das 10 músicas mais tocadas foram todas as faixas, em sequência, do novo cd. o__O . E como artista, ultrapassaram os Beatles e foram também o artista mais executado da semana. E isso não no meu profile do Lastfm, mas no geralzão mesmo, computando todo mundo que tem profile no site. Atualmente é muito difícil achar uma banda com um repertório tão vasto e que tenha passado por várias vertentes do rock e não tenha medo nenhum de arriscar e tentar novas (e estranhas) sonoridades. Tudo começou no longíquo ano de 93 com "Pablo Honey". Conhece "Creep" né? Pois é, veio desse debut da banda. Depois o excelente e bem balanceado "The Bends" com ótimas harmonias entre baladas e o bom e velho britrock. Destaque para a belíssima e uma de minhas favoritas, "High and Dry". Veio 1997 e com ele a revolução, o marco, o divisor de águas, o ápice e um dos melhores cds da década de 90 (pra mim, perde pro Definitely Maybe do Oasis): "OK Computer" veio pra fazer história e marca o começo do flerte da banda com o experimentalismo e com as ambições que se confirmariam nos dois trabalhos posteriores: "Kid A" de 2000 (que conta com a minha música preferida deles, "Idioteque") e "Amnesiac" de 2001. Em 2003 a banda veio com "Hail to the thief" e mostrou-se capaz de verdadeiras obras-primas como a perfeita "There There".
*"In rainbows" é um ótimo cd. E pronto. Numa escala que ainda teria as opções "excelente" e "perfeito". Hahaha. Não é um "OK Computer" mas é mais um belo trabalho de uma excelente banda. A nova bolacha sintetiza todas as passagens do grupo durante seus anos de existência. Indo de bons rocks com "Bodysnatchers" e "Jigsaw fall into place" (coincidentemente as minhas duas favoritas do cd) a verdadeiros hinos suicidas cheios de melancolia com a voz de Yorke chegando a dar arrepios na nuca, passando pelas ótimas viagens de experimentalismo e boas esquisitices que só o Cabeça de Rádio consegue fazer...
*Discografia completa da banda, e créditos pra comunidade de onde eu extrai os links, a ótima e sempre bem atualizada "Indie Discografias". Se algum link não estiver mais funcionando me avise especificando o cd que não deu certo que eu dou um jeito de arrumar.







Se alguém ai quiser os álbuns "alternativos" que eles já lançaram, com alguns singles extras e b-sides e/ou gravações ao vivo, etc e tal...deixe um comentário ;)
Vídeos de algumas das minhas preferidas:
Idioteque(Live)
There There(Live)
High and dry(Live)
Paranoid android(Live)
Climbing up the walls(Live)
Outras dicas de vídeos: Fake plastic trees, Karma Police, I might be wrong, Optimistic, National Anthem, How to disappear completely, Knives out, 2+2=5, Go to sleep, etc...
beeeem, é isso...
cya soon pessoas
cheersss...
|