terça-feira, outubro 16, 2007

Ok rádio!

Image Hosted by ImageShack.us


*É...Thom Yorke e sua trupe, conhecidos como Radiohead, são a bola da vez de 11 em 10 blogs e colunas e sites e revistas que falam de música. Os ingleses inovaram no formato de distribuição de sua nova bolacha (pra quem estava em coma desde o começo do mês: vc escolhia o preço a pagar, incluindo 0,00 libras, e te mandavam um link pra download direto do site da banda) e ainda disponibilizarão um super pacotão para os fãs que estejam dispostos a pagarem cerca de 150 reais pra terem material extra e outras frescuras sobre o novo álbum "In Rainbows", o primeiro desde 2003, quando lançaram o excelente "Hail to the thief".

*O Radiohead, de alguns poucos meses pra cá virou minha segunda banda preferida. Por curiosidade em saber mais sobre os caras, em maio deste ano baixei toda a discografia da banda e desde lá foram computadas no meu Lastfm quase 600 execuções. Falando em Lastfm, pra quem conhece, a lista da última semana das 10 músicas mais tocadas foram todas as faixas, em sequência, do novo cd. o__O . E como artista, ultrapassaram os Beatles e foram também o artista mais executado da semana. E isso não no meu profile do Lastfm, mas no geralzão mesmo, computando todo mundo que tem profile no site. Atualmente é muito difícil achar uma banda com um repertório tão vasto e que tenha passado por várias vertentes do rock e não tenha medo nenhum de arriscar e tentar novas (e estranhas) sonoridades. Tudo começou no longíquo ano de 93 com "Pablo Honey". Conhece "Creep" né? Pois é, veio desse debut da banda. Depois o excelente e bem balanceado "The Bends" com ótimas harmonias entre baladas e o bom e velho britrock. Destaque para a belíssima e uma de minhas favoritas, "High and Dry". Veio 1997 e com ele a revolução, o marco, o divisor de águas, o ápice e um dos melhores cds da década de 90 (pra mim, perde pro Definitely Maybe do Oasis): "OK Computer" veio pra fazer história e marca o começo do flerte da banda com o experimentalismo e com as ambições que se confirmariam nos dois trabalhos posteriores: "Kid A" de 2000 (que conta com a minha música preferida deles, "Idioteque") e "Amnesiac" de 2001. Em 2003 a banda veio com "Hail to the thief" e mostrou-se capaz de verdadeiras obras-primas como a perfeita "There There".

*"In rainbows" é um ótimo cd. E pronto. Numa escala que ainda teria as opções "excelente" e "perfeito". Hahaha. Não é um "OK Computer" mas é mais um belo trabalho de uma excelente banda. A nova bolacha sintetiza todas as passagens do grupo durante seus anos de existência. Indo de bons rocks com "Bodysnatchers" e "Jigsaw fall into place" (coincidentemente as minhas duas favoritas do cd) a verdadeiros hinos suicidas cheios de melancolia com a voz de Yorke chegando a dar arrepios na nuca, passando pelas ótimas viagens de experimentalismo e boas esquisitices que só o Cabeça de Rádio consegue fazer...

*Discografia completa da banda, e créditos pra comunidade de onde eu extrai os links, a ótima e sempre bem atualizada "Indie Discografias". Se algum link não estiver mais funcionando me avise especificando o cd que não deu certo que eu dou um jeito de arrumar.

Pablo Honey

Image Hosted by ImageShack.us

The Bends

Image Hosted by ImageShack.us

Ok Computer

Image Hosted by ImageShack.us

Kid A

Image Hosted by ImageShack.us

Amnesiac

Image Hosted by ImageShack.us

Hail to the thief

Image Hosted by ImageShack.us

In Rainbows

Image Hosted by ImageShack.us



Se alguém ai quiser os álbuns "alternativos" que eles já lançaram, com alguns singles extras e b-sides e/ou gravações ao vivo, etc e tal...deixe um comentário ;)

Vídeos de algumas das minhas preferidas:

Idioteque(Live)


There There(Live)


High and dry(Live)


Paranoid android(Live)


Climbing up the walls(Live)


Outras dicas de vídeos: Fake plastic trees, Karma Police, I might be wrong, Optimistic, National Anthem, How to disappear completely, Knives out, 2+2=5, Go to sleep, etc...

beeeem, é isso...
cya soon pessoas

cheersss...